Principais Destinos

O arquipélago da Madeira situa-se na placa africana, no oceano Atlântico, entre 30° e 33° de latitude norte, quase à mesma latitude de Casablanca; a 1000 km a sudoeste de Lisboa, cerca de 500 km a oeste da costa africana e 450 km a norte das ilhas Canárias aproximadamente.

Este arquipélago é formado pela ilha da Madeira, com uma área de 741 km²; pela ilha do Porto Santo, com 42,5 km²; pelas ilhas Desertas, com um total de 14,2 km² no conjunto das suas três ilhas desabitadas; e ainda pelas ilhas Selvagens, cujo conjunto de duas ilhas e dezesseis ilhéus desabitados detém uma área de 3,6 km². Das oito ilhas, apenas as duas maiores (Madeira e Porto Santo) são habitadas, tendo, como principais acessos, o Aeroporto Internacional da Madeira, em Santa Cruz, e o Aeroporto do Porto Santo.

O Funchal, capital do Arquipélago da Madeira, tem acesso por via marítima, através de um porto que se destaca no panorama nacional pelo número de cruzeiros que aqui desembarcam, representando mais de meio milhão de passageiros por ano. As restantes ilhas constituem reservas naturais.

Durante centenas de anos, o Funchal foi a única cidade da Região Autónoma da Madeira, até que, entre finais do século XX e início do século seguinte, foram elevadas outras 5 cidades: Câmara de Lobos, Santa Cruz, Machico, Santana e Vila Baleira, na ilha do Porto Santo.

Apesar de apresentar uma superfície pequena, a Madeira é rica em cenários majestosos e de rara beleza. Parte em descoberta dos recantos e encantos deste jardim flutuante!

A Madeira apresenta as suas localidades divididas pelo Funchal, a capital de todo o arquipélago, o Caniço, a Costa Leste (Santa Cruz e Machico), a Costa Oeste (Câmara de Lobos; Ribeira Brava; Ponta do Sol e Calheta), a Costa Norte (Porto Moniz; São Vicente e Santana) e o Porto Santo.

Deixe-se encantar pelas diferentes perspectivas naturais desta ilha de beleza única!

Funchal

A capital da Ilha da Madeira, uma cidade com 600 anos de história e cultura. O Funchal constitui o maior centro turístico, comercial e cultural de todo o arquipélago da Madeira. A cidade oferece um vasto leque de atividades de lazer, desde visitas aos seus museus, igrejas e outros monumentos, passeios nos seus fantásticos jardins, na Marina do Funchal com o colorido das suas embarcações, compras e saídas à noite para bares e discotecas.

Segundo os censos de 2011, o Concelho do Funchal tem 111 892 habitantes repartidos por 10 freguesias: Imaculado Coração de Maria, Monte, Santa Luzia, Santa Maria Maior, Santo António, São Gonçalo, São Martinho, Sâo Pedro, São Roque e Sé.

Funchal será o seu ponto de partida para explorar tudo que a Ilha da Madeira tem a lhe oferecer.

Câmara de Lobos

Saindo do Funchal em direção a oeste, encontrará a cidade de Câmara de Lobos, típica vila de pescadores e o Cabo Girão, o mais alto promontório da Europa e o segundo mais alto do mundo (580 m). Encontrará ainda nesta região a peculiar freguesia do Curral das Freiras. Situada num vale profundo, o Curral das Freiras apresenta uma das paisagens mais impressionantes da ilha que, com as suas vistas (mais de 500 metros de altura, do miradouro - Eira do Serrado), causam admiração a qualquer visitante.

Distância de Funchal – 10km

Ponta do Sol e da Calheta

O que não falta nas costas ensolaradas da Ponta do Sol e da Calheta, são locais para aproveitar a praia e fazer muitos mergulhos. Nas praias das pitorescas vilas do Jardim e do Paul do Mar se encontram as melhores ondas da Europa para surfar.

Se subir em direção ao Paul da Serra, o maior planalto da Madeira, faça uma pausa para apreciar a bela vista sobre as encostas norte e sul. Siga depois em direção ao Porto Moniz e recarregue as energias com um mergulho revigorante nas piscinas naturais da localidade, formadas naturalmente por restos de lava sobre o Oceano.

Distância de Funchal – 25km

PORTO MONIZ

Se subir em direção ao Paul da Serra, o maior planalto da Madeira, faça uma pausa para apreciar a bela vista sobre as encostas norte e sul. Siga depois em direção ao Porto Moniz e recarregue as energias com um mergulho revigorante nas piscinas naturais da localidade, formadas naturalmente por restos de lava sobre o Oceano.

Distância de Funchal – 49km

São Vicente

A viagem continua agora rumo a São Vicente, numa estrada salpicada de quedas de água, de onde ressalta à vista o contraste do verde majestoso com o azul cristalino das águas do mar.

Em São Vicente poderá visitar as Grutas e o Centro do Vulcanismo, o Núcleo Museológico - Rota da Cal, ou simplesmente passear nas ruelas da simpática vila. Aqui o visitante poderá optar por subir novamente até à Encumeada, exaltando os sentidos com a luxuriante vegetação da floresta Laurissilva, ou continuar em frente até Santana, descobrindo pequenos mirantes ao longo do percurso.

Distância de Funchal – 35km

Santana + Machico

Em Santana é obrigatória a visita às casas típicas, ao Parque Temático e à zona das Queimadas, que constitui o local de partida para belíssimos passeios a pé como o Caldeirão Verde. A descida para o Faial surpreende uma vez mais pela beleza e imponência das montanhas.

Chegando ao Faial terá de optar por seguir para Machico ou continuar a visitar o interior da ilha, seguindo a estrada para as localidades do Ribeiro Frio, Poiso e Pico do Areeiro. Este pico constitui o terceiro ponto mais alto da ilha (1818 m), nele se encontrando belas formações rochosas que se projetam no céu como estátuas sem tempo.

Se seguir para Machico, não perca uma ida ao Caniçal e à Ponta de São Lourenço, o ponto mais oriental desta ilha, de onde pode avistar o Porto Santo.

Distância de Funchal – 42km

Porto Santo

O Porto Santo é a segunda maior ilha da Região Autónoma da Madeira, com uma área de 42,48 km² habitada por 5 483 pessoas.

A ilha evidencia-se pela extensa praia de areia, com cerca de nove quilómetros. É uma praia de areia amarela e fina que contorna todo o litoral sul da ilha, entre o porto e a Calheta. Oferece sobretudo sossego e um encanto contagiante que não deixa indiferente quem a visita.

O clima é seco e estável, com pouca variação térmica entre as estações, pelo que é normal fazer praia durante todo o ano, a temperatura da água é ideal para aproveitar ao máximo suas praias durante o ano inteiro.

O maior ícone cultural do Porto Santo é a Casa Museu Cristóvão Colombo, que assinala a presença do descobridor da América na ilha. Aqui procura-se recriar o ambiente primitivo onde o explorador viveu. A Casa de Colombo apresenta-se num conjunto de dois edifícios, o mais antigo deles remonta à época em que o navegador esteve na ilha. Em exposição, além de retratos de Colombo, do século XVI ao século XX, encontram-se mapas com as diferentes rotas por ele percorridas.

Se há lugares que parecem ter saído de um sonho, não há dúvida de que o Porto Santo é um deles, é a mais pequena ilha habitada do arquipélago, com uma área de 42 Km2, apenas 11 quilómetros de comprimento e somente 6 quilómetros de largura. Situa-se a apenas 50 km de distância da Madeira, e “veste-se” de forma completamente diferente com um longo e belíssimo areal dourado que percorre praticamente toda a costa sul desta ilha fascinante. Um ambiente calmo e repousante, com qualidades terapêuticas reconhecidas, sempre à espera de ser vivido e explorado por si.

Descobrir Porto Santo é imergir num local deslumbrante, ao sabor das ondas. É mergulhar na transparência das águas quentes, junto da areia dourada e fina, e relaxar, deixando-se invadir por uma sensação de bem-estar.

O Porto Santo Golfe proporciona desafios únicos em tacadas e com vistas soberbas. Rodeado por uma paisagem serena e envolto na brisa do mar o campo de golfe do Porto Santo tem as condições ótimas para jogar golfe o ano inteiro.